quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RELIGIÕES E SEITAS: ESPIRITISMO

A verdade
Muita gente chama de "Espiritismo" todas as práticas que envolvem comunicação com espíritos. Incluindo bruxaria, umbanda, candomblé, ocultismo, e outras. Na verdade, os kardecistas não toleram ser comparados com nenhuma outra religião. Primeiro, por que eles se consideram muito, muito superiores (a questão dessa superioridade será tratada abaixo). Segundo, porque eles se esquivam, através de distorções da palavra de Deus, de todas as acusações.
O Espiritismo propriamente dito (Kardecista) possui estas características:
01) Deus é a inteligência suprema, a causa inicial de todas as coisas.
02) Os espíritos são criados incessantemente, desde toda a eternidade, por Deus. Eles são criados em algum instante, mas passam a existir por toda a eternidade.
03) Jesus não é Filho de Deus, nem mesmo nosso Salvador. Ele é apenas um espírito muito evoluído, que veio ao mundo para nos ensinar coisas elevadas. No entanto, espíritas insistem em se dizerem "cristãos".
04) Os espíritos são criados simples e ignorantes, todos iguais. Eles passam por quantas encarnações for preciso para atingirem a perfeição. Eles escolhem o caminho do bem ou do mal, mas sempre são corrigidos para o bem, mais cedo ou mais tarde, de onde jamais cairão.
05) Todas as religiões levam a Deus. Não importa se você não for espírita, o importante é praticar boas obras.
06) São feitas sessões de comunicação com os mortos. Eles dão ensinamentos ou são "evangelizados".
07) O homem está muito afastado de Deus, e não pode ter qualquer comunicação direta com Ele.
08) As diversas encarnações servem para punir e corrigir os maus espíritos. O inferno seria uma encarnação de sofrimento, ou um mundo de sofrimento espiritual, enquanto que o paraíso é eterno e é o estado a que todos os espíritos estão destinados.
09) A Bíblia é uma "mentirinha" criada para "colocar na linha" o povo ignorante de antigamente.
10) Jesus muitas vezes mentiu para assustar as pessoas, como no caso do inferno.
11) O Espírito Santo é o espírito que deu origem ao Espiritismo.
12) As leis e ensinamentos estão nos livros de Allan Kardec, pseudônimo de Hypollite Leon Rivail Denizard.
13) A fé deve estar apoiada na razão.
14) As leis morais estão num livro curiosamente chamado "O Evangelho Segundo o Espiritismo", que não é, como muitos pensam, de autoria de Allan Kardec, mas dos espíritos. Este livro não é "um novo evangelho" mas uma enganadora distorção de todos os ensinamentos dos Evangelhos.
O Kardecismo, ao contrário das outras religiões chamadas "Espíritas" até pelos teólogos e estudiosos das religiões, não faz uso de nenhum ritual, com exceção do "passe", de que tratarei mais abaixo sobre seus perigos, e da "água fluidificada". Antigamente eram feitas sessões com a ajuda de um tabuleiro Ouija ou um copo, que necessitavam de orações determinadas e uma "corrente energética". Hoje tais sessões são proibidas pela Federação Espírita Brasileira, devido às suas terríveis conseqüências. Mas alguns adolescentes incautos ainda praticam tais sessões, atraindo enormes desgraças para suas vidas, como obsessão ("possessão"), mortes de parentes, suicídio, visão permanente de entidades, insanidade mental, tragédias pessoais, grupais e familiares, depressão, pesadelos constantes e enfermidades.
É uma religião que exige inteligência, estudo e "humildade", ou melhor, um orgulho disfarçado de humildade, pois os espíritas, para poderem ter recebido o "dom" de crerem no Espiritismo, são muito mais evoluídos do que as pessoas de outras religiões. O Espiritismo Kardecista, ao contrário das "outras formas de Espiritismo", é seguido principalmente por integrantes das camadas mais altas e estudadas da população. Pode ser classificado, em termos de Filosofia da Religião, como uma das muitas formas de "Espiritismo Científico", juntamente com o Racionalismo Cristão, fundado por dissidentes do Kardecismo; o Roustainguismo, fundado por um rival de Kardec que negava que Cristo veio em carne, tendo sido a crucificação apenas um "teatrinho" para enganar os incautos; a Teosofia; e outros tipos.
Os espíritas não costumam fazer nenhum esforço para conseguir adeptos além de chamar evangélicos de "coitadinhos tão ignorantes e inferiores". Embora se auto-intitule de "religião filosófica e científica" não possui, de fato, nenhuma base racional ou científica. Mas o título impressiona, e engana os incautos.
Negam todas as acusações de blasfêmia, se dizendo "cristãos"; de feitiçaria, se dizendo "científicos" e "sem rituais"; usam a desculpa de que praticam o bem e a caridade (e praticam mesmo!) para dizerem que o Espiritismo não é uma doutrina de demônios pois dá "bons frutos"; distorcem de forma impiedosa e deliberada passagens bíblicas para encaixá-las no Espiritismo.
A Igreja Católica, embora considere os espíritas como hereges, não faz quase nenhum esforço para repreendê-los. A maioria dos católicos não conhece a posição de sua própria igreja, nem lê a Bíblia, e além de católico, é espírita. Quase 50% da população brasileira acredita em reencarnação, embora apenas 2% se declaram abertamente "espíritas", pois a maioria não considera o Espiritismo como uma religião e sim uma "doutrina", assim como as várias doutrinas evangélicas; por exemplo, todos crêem na Bíblia, mas alguns crêem nos dons do Espírito Santo, outros crêem que eles só apareceram na época dos apóstolos, alguns crêem que seja preciso ter um cuidado especial quanto à forma de se vestir e de se adornar (ou não), outros não têm estas preocupações; algo assim.
O laço do Espiritismo
O Espiritismo promete, acima de tudo, a liberdade. Você é seu próprio salvador. Se errar dessa vez, poderá fazer certo da outra! Falar com "bons espíritos" transmite uma "energia" que causa um enorme prazer na pessoa, assim como o passe: a energia percorre o corpo da pessoa causando uma deliciosa sensação e revitalizando a pessoa.
Depois de abandonar o Espiritismo, durante muito tempo me senti fraca, deprimida, desenergizada e com vontade de tomar um passe. Largar o passe é como largar o cigarro, o álcool... Uma vez que você entra no Espiritismo, você atrai para si entidades das quais é difícil se livrar depois. Elas tentam de todas as formas fazer você voltar atrás. Por exemplo: eu não sabia que isto tinha ligação direta com o Espiritismo, mas criei um enorme gosto por incenso, que queimava para aromatizar a casa. Depois, Jesus me revelou que o incenso atraía demônios, visto que é muito usado em oferendas, além de que o fato de comprar incensos, sempre fabricados por empresas hinduístas ou esotéricas, enriquece tais grupos.
Vim a descobrir que muitos dos objetos que possuía em minha casa estavam diretamente ligados à Nova Era. Anéis, pulseiras, entre outros objetos. Destruir tais objetos é difícil... Logo na noite em que tive a experiência de conversão, uma entidade que se dizia Satanás havia me elevado pouco acima de meu corpo e me convidou para uma "viagem fora do corpo", a qual vivia tentando sem conseguir. Resistir foi difícil. Além do mais, pelo mesmo motivo que achamos as cartas de tarot e os duendes do esoterismo bonitos, achamos a "reencarnação" bonita de se acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário