terça-feira, 6 de novembro de 2012

Saiba como denunciar páginas na internet com conteúdo criminoso

Saiba como denunciar páginas na internet com conteúdo criminoso

Só em 2011, o disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da República recebeu e encaminhou para investigação quase cem mil casos de violação de direitos.



A prisão de dois homens acusados de defender o racismo pela internet provocou indignação em todo o país. Na internet, Marcelo Silveira e Emerson Rodrigues publicavam mensagens racistas. Incitavam crimes contra nordestinos, negros, judeus, mulheres e homossexuais. Não poupavam nem as crianças, defendiam a pedofilia.
Os dois homens presos ontem em Curitiba também tinham um plano de atacar alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade de Brasília. Marcelo Barra, professor do departamento, conta que muita gente trabalhava e estudava com medo, desde o início do ano, quando as ameaças foram conhecidas.
Para ele, a internet e as redes sociais propagam demonstrações de intolerância com mais rapidez e revelam uma sociedade em crise. “É primeiro uma crise econômica, material, mas é uma crise também muito mais ampla: ambiental, política, civilizacional”, comenta Marcelo Barra, professor do departamento de Ciências Sociais- UNB.
 

O professor diz que a sociedade não pode aderir. “É fundamental que a sociedade tome consciência e reaja, com participação, com critica, com mobilização contra este tipo de ato”, afirma.
Se você estiver na frente do computador e receber uma mensagem ou abrir uma página com um conteúdo suspeito ou criminoso, é possível denunciar para a Polícia Federal pela internet.
Outro canal é o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Este serviço, só em 2011, recebeu e encaminhou para investigação quase cem mil casos de violação de direitos de crianças, adolescentes, idosos, homossexuais e também denúncias de violência policial e tortura.
No caso das prisões de ontem, o delegado que comanda as investigações disse que a ajuda da população foi determinante. Ele recebeu quase setenta mil denúncias. "Eu parabenizo a sociedade civil, a sociedade brasileira por essa iniciativa, porque foi ela que fez com que nos despertássemos para esta investigação. Então, isso é louvável, deve ser incentivado. E eu faço um apelo, se tiverem informações desta natureza, denunciem”, declara Fluvio Cardinelli Garcia, chefe do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos – PF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário