quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cessar-fogo entra em vigor e palestinos comemoram em Gaza

ORIENTE MÉDIO - 21/11/2012 16h02- Atualizado em 21/11/2012 20h19
Israel e Hamas concordaram com uma trégua após oito dias de ataques REDAÇÃO ÉPOCA

 

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, participa das negociações de paz na Faixa de Gaza com o presidente do Egito, Mohamed Morsi, e o ministro de Relações Exteriores do Egito, Kamel Amr (Foto: Divulgação/Governo do Egito)

 
O cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Hamas entrou em vigor nesta quarta-feira (21) na Faixa de Gaza, interrompendo o novo confronto que já durava oito dias.

A trégua começou às 21h no horário local (17h em Brasília). Ataques continuaram até os últimos minutos antes do cessar-fogo. Logo pós o início do acordo, ainda era possível escutar aeronaves israelenses sobrevoando o território palestino, mas não houve registros de novos bombardeios. Os palestinos saíram às ruas para comemorar a trégua. Militantes armados cantavam e disparavam para o alto. O cessar-fogo foi considerado uma vitória pelo grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007.

O governo de Israel também tratou o acordo como um êxito. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, defendeu a operação Pilar de Defesa contra o Hamas e disse que a ação militar israelense foi necessária. Segundo Netanyahu, Israel conseguiu destruir milhares de instalações militares do grupo palestino. "Eu sei que muitos esperavam uma resposta militar mais intensa [aos mísseis disparados pelo Hamas], mas acho que nesse momento o melhor para Israel é buscar um cessar-fogo duradouro", afirmou.

Netanyahu agradeceu a participação do Egito e dos Estados Unidos na negociação da trégua e disse ter conversado com o presidente americano, Barack Obama, sobre a participação do Irã no conflito. De acordo com Netanyahu, o governo do Irã está armando o Hamas. Ele afirmou que Obama concordou sobre a necessidade de tomar medidas para impedir o contrabando de armas para dentro da Faixa de Gaza.

A trégua

Israel e Hamas concordaram com um cessar-fogo após a mediação dos governos do Egito e dos Estados Unidos. A trégua foi anunciada pelo ministro de Relações Exteriores do Egito, Kamal Amr, e pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
 
Hillary não apresentou detalhes sobre o acordo feito com israelenses e palestinos e enfatizou o papel do Egito nas negociações de paz. "Este é um momento crucial para a região, e o governo do Egito está assumindo um papel de liderança e resposnsabilidade", disse. Segundo a secretária de Estado americana, os ataques de mísseis devem parar, e "a mais ampla calma deve retornar" à região.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o acordo obriga Israel a suspender os ataques aéreos e os "assassinatos seletivos" em Gaza - o confronto na região se intensificou após o exército israelense matar um dos principais líderes do Hamas, Ahmed Jabari, na semana passada. No entanto, a trégua não prevê o fim do bloqueio israelense em Gaza.

http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2012/11/egito-e-eua-anunciam-cessar-fogo-em-gaza-israel-confirma-diz-agencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário