segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Espiritismo e a origem do mal (O primeiro mal) - Confusão Espirita

O Espiritismo e a origem do mal

A punição do passado:


“Se não for punida nessa existência, se-lo-á necessariamente em outra. Eis porque que um, que vos parece justo, muitas vezes sofre. É a punição do seu passado (LE, nº 984, FEB, grifo nosso).

Se todo o espírito, de acordo o Espiritismo, é criado simples e ignorante (O Livro dos Espíritos, nº 115), o que ele pagava em sua primeira encarnação?

Sendo assim, não teriam males de outras vidas  para expiarem e repararem quando supostamente encarnaram pela primeira vez.

Lembrando que, segundo a doutrina espírita, somente espíritos de 1ª classe não reencarnam, pois alcançaram a perfeição.

Questão 113: Primeira classe. CLASSE ÚNICA. — “Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.” (LE nº 113)

Já que a encarnação/reencarnação seria uma punição,  nas primeiras supostas encarnações os espíritos foram punidos pelo que?

Reencarnação é punição
Para quem defende essa crença se inspirando nos livros espíritas (Codificação) escritos por Allan Kardec, as idas e vindas seriam um meio para melhorar a existência para que um dia a pessoa possa se tornar um espírito puro. Sendo assim, os espíritas de modo geral dizem que a reencarnação não tem nenhum caráter punitivo, é penas “didático”. É um meio que a Providência divina escolheu para levar o homem à perfeição através de sucessivas reencarnações, onde essas permitirão ao reencarnado melhorar, expiar, reparar e assim, evoluir.

Apesar desse tom brando e pedagógico, não é isso o que lemos na Codificação espírita.Vamos analisar algumas coisas?

A reencarnação é ou não é punição? 

De acordo com o Espiritismo: Sim! É punição!


 a) A pessoa  é punida permanecendo numa categoria inferior: “Entretanto, como atua em virtude de seu livre-arbítrio, pode ele, por negligência ou má vontade, retardar o seu avanço; prolonga conseguintemente, a duração de suas encarnações materiais, que, então, se lhe tornam uma punição, pois que, por falta sua, ele permanece nas categorias inferiores, obrigado a recomeçar a mesma tarefa. (A Gênese ,cap11, nº 26, FEB, grifo nosso).

b) A pessoa é punida sendo enviada para Terra: “ Admitamos, ao demais, que hajam vivido em um mundo mais adiantado e menos material do que o nosso, onde o trabalho do Espírito substituía o do corpo; que, por se haverem rebelado contra a lei de Deus, figurada na desobediência, tenham sido afastados  de lá e exilados, por punição, para a Terra, onde o homem, pela natureza do globo, é constrangido a um trabalho corporal e reconheceremos que a Deus assistia razão para lhes dizer: No mundo onde, daqui em diante, ides viver, cultivareis a terra e dela tirareis o alimento, com o suor da vossa fronte.” (A Gênese, cap 12, nº 23, FEB, grifo nosso).


c) Esse planeta é um cativeiro:

 “Sabe que tem nas mãos o seu futuro e que a duração do seu cativeiro neste mundo unicamente dele depende.”  (A Genese, cap 12, nº 26, FEB, grifo nosso).



“A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias.” (ESE, cap 3, nº 4, grifo nosso)



d) Deus impõe a encarnação para evolução através do sofrimento:Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea; nisto é que está a expiação. (LE, nº 132, FEB, grifo nosso)




e) A Pena de Talião permite a punição do reencarnado:



Sobre a Pena de Talião (palavras de Jesus: Quem matou com a espada, pela espada perecerá), Essas palavras não consagram a pena de Talião e, assim, a morte da ao assassino não constitui a aplicação dessa pena?”



“Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de Talião é a  justiça de Deus. É Deus que a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este o sentido das palavras de Jesus.” (LE, nº 764, FEB, grifo nosso)




f) Pessoas com problemas mentais estão sendo punidas:



Que objetivo visa a Providencia criando seres desgraçados, como os cretinos e os idiotas?”



“os que habitam corpos de idiotas são espíritos sujeitos a uma punição. Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão se manifestarem mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados”. (LE, nº 372, FEB, grifo nosso).



g) A Punição é conseqüência do passado:



Se não for punida nessa existência, se-lo-a necessariamente em outra. Eis pq um, que vos parece justo, muitas vezes sofre. É a punição do seu passado (LE, nº 984, FEB, grifo nosso).





h) Nesta vida a pessoa já começa a penar:



“Já nesta vida somos punidos pelas infrações, que cometemos, das leis que regem a existência corpórea, sofrendo os males conseqüentes dessas mesmas infrações e dos nossos próprios excessos.” (LE, nº 921, FEB, grifo nosso).



Conclusão:



Por mais que os espíritas tentem contornar essa situação dizendo que voltamos aqui muitas vezes apenas para aprendizado, melhoramento e etc, de acordo com as obras espíritas avaliadas acima fica bem claro que se a reencarnação existisse, a punição seria sua irmã gêmea! Disso poderíamos estar certos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário