segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Exoesqueleto artificial está pronto para uso


       
          
O exército americano está ganhando um aliado para garantir mais conforto e preservar a saúde em tarefas diárias.

Trata-se do HULC (Human Universal Load Carrier, que significa algo como “Suporte humano universal para cargas”), um exoesqueleto artificial, desenvolvido para que soldados possam carregar peso sem desgastar tanto o corpo.

 Os protótipos já estão prontos para testes com os militares.

Um exoesqueleto artificial é “instalado na pessoa”, e fica disposto como se fosse realmente um esqueleto externo, parte da estrutura corporal. Movido à bateria, ele retira das costas do soldado o esforço, por exemplo, de levantar um caixote de 90 kg, e deixa que as pernas de titânio suportem o peso. E o soldado não tem nenhuma limitação de movimento devido ao HULC.

Mesmo com ele, é possível correr, se agachar, rastejar e saltar. Assim, o soldado não perde nada em agilidade e poupa as articulações castigadas quando se levanta muito peso, principalmente na coluna e nos joelhos.

O próprio aparelho neutraliza até o seu próprio peso. O motor do exoesqueleto fica instalado nas costas do soldado, como uma mochila, mas direciona para o chão a tensão dos 24 kg que pesa. Com isso, quase nem é sentido por quem o usa. Por enquanto, o aparelho é usado apenas por militares, mas no futuro poderá se tornar um excelente aliado ortopédico para que trabalhadores braçais evitem problemas na coluna e desgastes dos ossos no futuro. A máquina, que já tirou tantos empregos de trabalhadores ao longo das décadas, pode agora auxiliá-los. [BBC News]

Nenhum comentário:

Postar um comentário