quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Significado da Palavra Amém

Amém

Informação Geral

Esta palavra hebraica significa firme, e, portanto, também fiel (Apocalipse 3:14). Em Isa. 65:16, a Versão Autorizada tem "Deus da verdade", que em hebraico é "o Deus do Amém". Ele é freqüentemente usado por nosso Salvador para dar ênfase às suas palavras, onde é traduzido "em verdade." Às vezes, só, no entanto, no Evangelho de João, ele é repetido: "Em verdade, em verdade." Ele é usado como um epíteto do Senhor Jesus Cristo (Apocalipse 3:14). Encontra-se isoladamente e, por vezes, duplamente no final da oração (Sl 41:13, 72:19; 89:52), para confirmar as palavras e invocar o cumprimento dos mesmos. Ele é usado em sinal de ser ligado por um juramento (Nm 05:22, Dt 27:15-26;. Neemias 5:13;. 8:6;. 1 Crônicas 16:36). Nas igrejas primitivas era comum para a audiência geral de dizer "Amém" no fim da oração (1 Coríntios. 14:16). As promessas de Deus são Amém, ou seja, todas elas são verdadeiras e certeza (2 Coríntios 1:20.).

(Dicionário Ilustrado) 

 Informações Avançadas

Esta palavra hebraica era originalmente um adjetivo que significa "confiável, com certeza, é verdade." ou um verbo adjetiva, "ela é confiável ou verdadeiro." Aman O verbo relacionado "significava" para apoiar, 
sustentar ", no caule niphal:" provar-se estável, confiável, leal ", no tronco hiphil:" considerar alguém como confiável, confiável, ou verdadeiras ", e portanto," de acreditar. " "Amém, por si só era utilizada como uma fórmula" no final de (a) uma doxologia, como ("Certamente!" "Na verdade muito!):" Bendito seja o Senhor para sempre "(onde o Amém significa:" Sim, de fato! "ou," Que assim seja na verdade muito ");! cf. Pss. 41:13, 72:19; 89:52; 106:48; também 1 Chr.. 16:36 e Neemias. 8:6, onde os pareceres favoráveis ​​audiência para louvor e adota seu líder de Deus, (b) um decreto ou expressão de propósito real, onde o ouvinte obediente indica seu assentimento caloroso e cooperação (1 Reis 1:36;. Jeremias 11:05 ). Quem ora ou junta ou asseverates na oração ou afirmação de outro, pelo uso de "Amém", coloca-se em comunicado com toda a seriedade da fé e da intensidade do desejo. O uso é o mesmo no NT. Isa. 65:16 fala de Jeová como o Deus do Amém, o que significa que ele fala a verdade e procede à sua palavra. O mesmo está implícita pelo Cristo Senhor quando ele se chama "O Amém" em Apocalipse 3:14.

É significativo que Jesus introduz questões de importância com uma solene amém, lego hymin (em verdade, eu vos digo), afirmando assim a veracidade do que ele está prestes a dizer. Esta é peculiar a Jesus no NT e provavelmente reflete a sua auto-consciência divina. Ele não precisa esperar até depois de ele ter falado para ratificar o que é dito, tudo que ele diz que tem a marca da verdade certa.
GL Archer, Jr.

(Elwell Evangélica Dicionário)
Bibliografia 

  
H. Bietenhard, NIDNTT, I, 97ff;. H. Schlier, TDNT, I, 335ff;. HW Hogg, "Amém", JQR 09:01 ss;. G. Dalman, As Palavras de Jesus. 


Amém é transliterado do hebraico para o grego e Inglês. "Seus significados pode ser visto em passagens como Dt. 07:09," o fiel (o Amém) Deus, 'Isa. 49:7,' Senhor, que é fiel. " 65:16, "o Deus da verdade, 'marg.,' Deus do Amém". E se Deus é fiel e Seus depoimentos são preceitos "certeza (amém)", Sl 19:7; 111:7, como também as suas advertências, Hos 05:09, e promessas, Isa 33:16; 55...: 3. 'Amém' é usada de homens também, por exemplo, Prov. 25:13. "Há casos em que as pessoas usavam para expressar seu parecer favorável a uma lei e sua vontade de submeter-se a penalidade que a violação do mesmo, Deut. 27:15, cf. Neh. 5:13. 

 Ele também é usado para expressar a aquiescência do outro oração, 1 Reis 1:36, onde é definido como "(vamos) Deus dizer isso também", ou em outra de ação de graças, 1 Chron. 16:36, se por um indivíduo, Jer. 11:5, ou pela congregação, Sl. 106:48. "Assim, 'Amém' dito por Deus 'é, e deve ser assim', e por homens," que assim seja "." Uma vez no NT 'Amém' é um título de Cristo, Apocalipse 3:14, porque por meio dele os propósitos de Deus são criados, 2 Coríntios. 1:20 "

As primeiras igrejas cristãs seguiram o exemplo de Israel em associar-se de forma audível, com as orações e ações de graças oferecidas em seu nome, 1 Coríntios. 14:16, onde o artigo 'a' aponta para uma prática comum. Além disso, este costume está em conformidade com o padrão de coisas nos céus, consulte Rev. 5:14, etc "A pessoa também disse" Amém "para expressar seu" que assim seja ", em resposta à" Divina, portanto, deve ser, "Rev. 22:20. Frequentemente, o orador acrescenta" Amém "para suas próprias orações e doxologies, como é o caso em Ef. 3:21, por exemplo," O Senhor Jesus freqüentemente usado 'Amém', traduzido 'verdade', para introduzir novas revelações da mente de Deus. No Evangelho de João é sempre repetida, "Amém, amém", mas não em outro lugar. Lucas não usá-lo em tudo, mas quando Mateus, 16:28, e Marcos, 9:01, têm 'Amém', Lucas tem "de uma verdade", assim variando a tradução do que o Senhor disse: Lucas joga luz Seu significado relativo ".

(De Notas sobre Gálatas, por Hogg e Vine, pp 26, 27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário