domingo, 31 de março de 2013

Os Quatro Cavaleiros de Apocalipse

Dica: Para ver a continuação de um texto ou outras postagens use as setas do teclado
Num bate papo há pouco sobre as coisas que estão acontecendo no mundo, inevitavelmente falamos sobre as profecias bíblicas e sobre o livro de Apocalipse. Um dos assuntos foram os intrigantes e já tão falados cavaleiros apocalípticos, descritos em Ap. 6. Eles voltaram à tona agora por causa de um vídeo gravado na recente manifestação popular ocorrida no Egito, que derrubou o ditador Hosni Mubarak. Ei-lo:




Existem interpretações diversas e contraditórias entre si sobre tais cavalos e seus cavaleiros, e há aqueles que defendem a tese de que os quatro cavaleiros sejam malignos, sendo o primeiro o anticristo. Por isso resolvi escrever este pequeno texto para mostrar que, penso, todos eles são revelados na própria Bíblia Sagrada.

O primeiro deles me parece muito claro, que é o cavalo branco e seu cavaleiro que recebe uma COROA, e que sai vencendo e PARA VENCER. Na Bíblia, a palavra "coroa" tem o claro sentido de glorificação. Portanto o Cavaleiro que monta o cavalo branco foi glorificado, e sai para vencer. Ora, quem sai para vencer não pode perder, em se tratando de um texto profético bíblico. O texto bíblico é claro: "Ele saiu vencendo e para vencer". Ponto.

Em Ap. 19:11 em diante, vamos encontrar novamente um cavalo branco e seu Cavaleiro, que vem seguido de outros cavalos brancos montados pelos "exércitos do céu", cavaleiros estes vestidos de linho fino, branco e puro, que são os atos de justiça dos santos (v.8). Os santos aqui são a esposa do Cordeiro (v.7), a Igreja, os salvos e remidos justificados pelo sangue derramado na cruz do calvário. O Cavaleiro glorificado, montando seu cavalo branco, vem triunfante para sua vitória final.

Em ponderação àqueles que entendem que este cavaleiro represente o anticristo, gostaria de lembrar que o diabo jamais é apresentado na Bíblia como vestindo branco, ou usando coroa, ou coisa que o valha. O diabo é sempre apresentado como é, um mentiroso, ladrão, destruidor, dragão vermelho e antiga serpente (Ap.12:3,7,9). É dito que o diabo pode ATÉ se apresentar DISFARÇADAMENTE como anjo de luz (2Co.11:14), mas na Bíblia jamais ele é apresentado como tal. Existe referência ao diabo como "estrela da manhã", "selo da perfeição", "cheio de sabedoria" e "perfeito em formosura", mas o texto é claro ao fazer tal afirmativa no passado: "Tu eras" (Ez.28:12,15).

Quanto aos demais três cavalos e seus cavaleiros - cavalo vermelho e cavaleiro com uma grande espada (guerra); cavalo preto e cavaleiro com uma balança na mão (fome); cavalo amarelo e cavaleiro cujo nome é Morte (guerra, fome, doenças e feras) - gostaria de ressaltar três textos do Antigo Testamento que falam sobre eles:
  • ZACARIAS 1:


"7 No vigésimo quarto dia do mês undécimo, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido.
8 Tive de noite uma visão, e eis um homem montado num cavalo vermelho; estava parado entre as murteiras que havia num vale profundo; atrás dele se achavam cavalos vermelhos, baios e brancos.
9 Então, perguntei: meu senhor, quem são estes? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem são eles.
10 Então, respondeu o homem que estava entre as murteiras e disse: São os que o SENHOR tem enviado para percorrerem a terra.
11 Eles responderam ao anjo do SENHOR, que estava entre as murteiras, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está, agora, repousada e tranqüila".


  • ZACARIAS 6:

"1 Outra vez, levantei os olhos e vi, e eis que quatro carros saíam dentre dois montes, e estes montes eram de bronze.
2 No primeiro carro, os cavalos eram vermelhos, no segundo, pretos,
3 no terceiro, brancos e no quarto, baios; todos eram fortes.
4 Então, perguntei ao anjo que falava comigo: que é isto, meu senhor?
5 Respondeu-me o anjo: São os quatro ventos do céu, que saem donde estavam perante o Senhor de toda a terra.
6 O carro em que estão os cavalos pretos sai para a terra do Norte; o dos brancos, após eles; o dos baios, para a terra do Sul.
7 Saem, assim, os cavalos fortes, forcejando por andar avante, para percorrerem a terra. O SENHOR lhes disse: Ide, percorrei a terra. E percorriam a terra.
8 E me chamou e me disse: Eis que aqueles que saíram para a terra do Norte fazem repousar o meu Espírito na terra do Norte".



  • EZEQUIEL 14:

12 Veio ainda a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
13 Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e tornarei instável o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e eliminarei dela homens e animais;
14 ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o SENHOR Deus.
15 Se eu fizer passar pela terra bestas-feras, e elas a assolarem, que fique assolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras;
16 tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem a seus filhos nem a suas filhas; só eles seriam salvos, e a terra seria assolada.
17 Ou se eu fizer vir a espada sobre essa terra e disser: Espada, passa pela terra; e eu eliminar dela homens e animais,
18 tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem a seus filhos nem a suas filhas; só eles seriam salvos.
19 Ou se eu enviar a peste sobre essa terra e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para eliminar dela homens e animais,
20 tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, não salvariam nem a seu filho nem a sua filha; pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida.
21 Porque assim diz o SENHOR Deus: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela homens e animais?" .

Estes textos são, em minha modesta opinião, muito elucidativos. Pelo texto de Zacarias (que não fala de guerra e nem morte, pelo contrário, fala que a terra se encontra, naquele momento, em paz) tomamos conhecimento que anjos não cavalgam somente cavalos brancos, mas também cavalos vermelhos, baios (amarelos e marrons) e pretos. Isso talvez soe como uma heresia para alguns, mas o texto bíblico é claro. Quanto ao texto de Ezequiel, este não deixa dúvida nenhuma de que o Deus Todo Poderoso intervém de vez em quando com juízo sobre a terra, e isso como forma de refrear o pecado, a causa do juízo e da justiça.

É extremamente interessante observar que o livro de Apocalipse é apresentado com sete selos, sete trombetas e sete taças. Selos são usados para selar, e quando retirados (abertos) poder-se ver o que está por dentro do recipiente outrora selado. Quanto às trombetas, estas eram (e ainda são) usadas como forma de comunicação para um grande número de pessoas. Assim o toque pode significar avançar, ou recuar, ou marchar, virar à direita ou esquerda, ou apresentar armas, por exemplo. Já taças são referência à banquetes, usadas para beber, e a Bíblia é clara ao dizer que as taças estão cheias da ira de Deus, que dará a beber aos ímpios.

Diante disto podemos entender que muitos dos eventos proféticos descritos no livro de Apocalipse possuem a clara função de "sacudir" a humanidade, em estrondosos eventos que gritam como muitas trombetas a uma só voz. Isso, inclusive, é citado explicitamente no cap.9:20,21: "E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demónios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar".

O propósito aqui é apenas mostrar que os cavalos descritos em Apocalipse são citados no Antigo Testamento, e que a guerra, a fome, a peste (doenças) e bestas-feras podem ser juízos de Deus sobre a humanidade, na qual nós, crentes e discípulos de Jesus, devemos ser sal e luz, neste mundo tenebroso.

Em Cristo, em quem tenho minha esperança.

Mario
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário